![](https://static.wixstatic.com/media/985785_422b29e9750f4cd78ff967b0e5677086~mv2.jpg/v1/fill/w_675,h_300,al_c,q_80,enc_auto/985785_422b29e9750f4cd78ff967b0e5677086~mv2.jpg)
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.
Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.
“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”
- Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972.
Aproveitando o tema, seguem algumas dicas, super importantes, que você aí de casa pode fazer para preservar a natureza e assim eliminar os impactos ambientais.
1. Aproveite a claridade do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas. Acenda a luz só quando precisar;
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate. Não coloque fogo;
3. Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização;
4. Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados;
5. Instale a geladeira e o freezer longe do fogão e dos raios solares e mantenha a borracha de vedação da porta em bom estado;
6. Não passe a roupa aos poucos, nem esqueça o ferro ligado;
7. Não jogue o lixo em terrenos baldios ou em encostas;
8. Separe os lixos (vidro, papel, metal e plástico) e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro;
9. Roupas, brinquedos, livros e jogos que você não usa mais podem ser reaproveitados por outros;
10. Ajude a recuperar as áreas verdes, plante uma árvore;
11. Dê preferência ao sistema solar de aquecimento para tomar banhos, eles não consomem energia elétrica;
12. Armazene água da chuva para lavar calçadas e tudo mais que for possível;
13. Evite comprar móveis de madeira ou que não tenham a certificação do FSC (“selo verde” garante que a madeira foi extraída de forma legal e sem destruição das florestas primárias);
14. Deixe o carro na garagem. Caminhe, reveze carona, vá de bicicleta e sempre que possível, utilize o transporte público;
15. Evite levar para casa embalagens plásticas e de papel que não serão novamente utilizadas. Escolha produtos que tenham a opção de refil;
16. Escreva nos dois lados do papel e use, sempre que puder, produtos feitos com papel reciclado;
17. Use bolsa própria (lona ou pano) quando for às compras ou reutilize os sacos plásticos;
18. Enquanto não estiver usando o fogão, deixe o registro do gás fechado;
19. Tampe bem as panelas. O alimento fica pronto mais depressa e você gasta menos gás;
20. Se você usa chuveiro com aquecedor a gás, lembre-se também de não deixar o piloto do aquecedor instantâneo aceso o tempo todo;
21. Respeite os períodos de proibição da pesca;
22. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima;
23. Use menos veneno em sua lavoura ou horta;
24. Não jogue óleos lubrificantes ou de cozinha na sua rede de esgoto;
25. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
Comments