O Palácio Tiradentes recebe, a partir de segunda-feira (04/02), as exposições de fotografias de imigrantes chineses "40 anos da Reforma e Abertura da China" e "Cinturão e Rota da Seda". As mostras fazem parte das comemorações e celebração do Ano Novo chinês, idealizadas pelo Consulado Geral da China no Rio de Janeiro com objetivo de integrar a comunidade chinesa no Estado. As obras poderão ser visitadas até 15 de fevereiro, no Salão Nobre, das 10 às 17 horas.
O modelo de comemoração do Ano Novo chinês é adotado por diversos países do Oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental. Sendo assim, o ano de 2019, ou 4.717, começará em 5 de fevereiro do nosso ano ocidental.
A comunidade chinesa no Rio de Janeiro é estimada em mais de 20 mil cidadãos. Principal parceiro comercial do Brasil, tem aproximadamente 40 empresas chinesas de médio e grande porte e o volume de negócios, entre os dois países amigos, atinge cerca de 100 bilhões de dólares.
Ano do Porco
O calendário chinês, mais antigo registro cronológico conhecido, segue o padrão lunissolar, que é definido levando em consideração as fases da lua e a posição do sol. Por essa razão, o primeiro dia varia de acordo com os movimentos desses astros. Este ano, que no calendário oriental é 4.717, é o Ano do Porco, um dos 12 animais do zodíaco chinês.
Serviço
Exposições: "40 anos da Reforma e Abertura da China" e "Cinturão e Rota da Seda".
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 17h. Feriados, das 12 às 17h.
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/nº- Praça Quinze. Tel: (21) 2588 1251.
O acesso para cadeirantes é feito pela Rua Dom Manuel, s/nº.
Entrada Franca.
- Fonte ALERJ
Comments