top of page

Preservação de espaço público no centro do Rio


A prefeitura quer revogar um decreto que restringe o uso da área conhecida como Buraco do Lume, uma praça histórica que fica no centro do Rio, na região do Castelo. A proposta de do prefeito Crivella é devolver o terreno da praça Mário Lago aos seus donos.

Como reação, o presidente da Alerj, deputado André Ceciano, apresentou um projeto para o tombamento da praça pelo valor histórico, e se dispôs a fazer um convênio para que a Assembleia legislativa do Rio possa manter aquele espaço como um local para promoção da cultura.

O presidente da ComCausa Rio, Felipe Alves, disse que a atitude de tombamento foi importante para toda a cidade: “Temos poucos espaços no centro do Rio sendo usados para um fim público de fato. É absurdo a se devolver uma praça com o risco dela vira mais um prédio” – e conclui – “Temos é que revitalizar todos estes locais, que os investimentos privados sejam para promover a convivência e a cultura de nossa gente. Temos que retomar os locais públicos”. Felipe destacou que a ComCausa prepara uma campanha institucional chamada “A mudança começa nas cidades”, que vi debater a importância da valorização de politicas e programas municipais.

Dias depois da proposta, na nesta sexta-feira (13/09), foi organizado pelos trabalhadores da obra do novo prédio da Alerj - na Rua da Ajuda, antigo Banerjão que fica em frente a praça -, organizaram uma jogo de futebol no local. O entusiasmo encontrou coro nas “arquibancadas” de concreto da praça vários de trabalhadores que de jeans ou de terno e gravata, dividiam o espaço e confraternizavam.

O auxiliar de eletricista, Pedro Carvalho, foi um dos idealizadores do evento. Ele explicou que a vontade de fazer algo que oferecesse lazer para os companheiros falou mais alto. “Nós trouxemos o futebol. Se você andar no centro da cidade na hora do almoço, normalmente, você vai ver pessoas tristes, paradas, cabisbaixas. Hoje não! Hoje nós fizemos a diferença aqui no Buraco do Lume e deixamos as pessoas alegres”, afirmou.

- Fotos: Comunicação da Alerj

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page