top of page

Movimento pelo tombamento do Caís do Valongo


Estivemos no dia 23 de abril de 2016, na solenidade pelo tombamento do Complexo do Cais do Valongo como patrimônio da humanidade, juntamente com diversos movimentos sociais e o cônsul de Angola, Rosário de Ceita.

Veja o vídeo completo em:

As atividades se iniciaram em uma missa ecumênica na Igreja da Prainha, celebrada pelo Frei Táta, logo após fizemos uma vizita ao Instituto Pretos Novos, finalizando na Pedra do Sal, onde ficava o grande mercado de escravos.

Segundo Adriano Dias, “Ainda encontramos as mesmas violações do período da escravidão” – e completa na fala para o Cônsul de Angola - “desde o processo de trazer a população negra para o Brasil, até os dias de hoje, onde o Estado entra e assassina majoritariamente o jovem negro. Enfrentar esta violência, parte do princípio de reconhecermos nossa história. Praticamente ninguém do Brasil não é descendente de alguém que foi trazido obrigado de sua terra para cá para ser escravizado, para ser assassinado”.

Segundo o fundador da ComCausa, “reconhecer a região do Cais do Valongo é um enfrentamento à violência. Para aquele jovem entenda que ele tem história” e conclui “quando lhe roubam o direito a sua história, é mais fácil lhe roubarem a vida”.

A ComCausa foi representada também pela professora Mariana Mendes Pimenta, na qual deu entrevista, na sede dos pretos novos, para a TV Estatal Angolana.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page