top of page

Rio inaugura exposição sobre o holocausto


Será aberta dia 29 no Palácio Itamarati a mostra “Nossa Responsabilidade Compartilhada”, com pôsteres em memória das vítimas do Holocausto. Promovida pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), sua edição no Rio se deve a um concurso internacional que teve como uma das vencedoras a designer brasileira Júlia Cristofi.

Júlia foi selecionada por um júri internacional como um dos 12 melhores trabalhos a partir de 150 inscrições de designers e estudantes de design da Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, China, Hungria, Índia, Indonésia, Israel, Peru, Polônia, Rússia, Sérvia e Eslovênia. O pôster criado pela designer brasileira apresenta imagens de sobreviventes do genocídio com o símbolo do Chai, que significa vida, em hebraico.

Dia do Holocausto

Estima-se que tenham

sido assassinadas mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto. A dimensão da crueldade foi tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Além de judeus, deficientes físicos, homossexuais, negros e ciganos, também foram chacinados de acordo com a ideologia Nazista.

Todo dia 27 de janeiro — data em que as tropas soviéticas libertaram o maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau -, é dedicado a memória destes como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A mostra, que acontece simultaneamente na sede da ONU em Nova Iorque e em diversos países, ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca, até o dia 28 de fevereiro no Palácio Itamaraty, que fica na Avenida Marechal Floriano 196 – Centro (ao lado do Palácio Duque de Caxias, proximo a Central do Brasil).

Lembrando que não é permitida a entrada de pessoas trajando bermudas ou shorts e não funciona nos finais de semana ou feriados (incluindo a quarta-feira de cinzas).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page