Em comemoração aos 27 anos do Eca, a Câmara de Vereadores junto as instituições atuantes no município e Baixada Fluminense, realizou debate com a sociedade civil para discutir os avanços e obstáculos enfrentados pela sociedade ao longo desses anos.
Na ocasião, a Ong ComCausa, na figura de seu Fundador e Jornalista, Adriano Dias, debateu as violações cometidas pelo próprio estado através de seus funcionários públicos, no atendimento a jovens e crianças em conflito com a lei. Adriano deu seu parecer quanto à redução da maioridade penal, assunto tão caro para a sociedade. Para o jornalista, não se pode negar as primeiras violações que são a exclusões sociais e a falta de oportunidade.
Longe de debater qualquer traço psíquico, ou transtorno de personalidade, pois são traços oriundos da ciência medica psicológica, a cultura de poder e ascensão rápida, o respeito e a utilidade que jovens têm no trafico e na violência, ocupam o lugar que a escola, a família (desestruturada) e a oportunidade deveriam ocupar.
Não entender estas violações é condenar o condenado, desde as violências mais simbólicas como o termo “pivete” ou, “de menor”, as mais graves, como aprisionar um adolescentes junto a criminosos de alto risco em um mesmo sistema prisional que, infelizmente, corroboram para a inserção involuntária ou voluntaria, de promotores e profissionais da violência.
Comments