A WWF-Brasil realizou uma análise sobre a ruptura da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, com o objetivo de analisar o impacto ocorrido na cobertura florestal. Segundo a instituição, cerca de 125 hectares de florestas foram perdidos. Isso equivale a mais de um milhão de metros quadrados, ou 125 campos de futebol.
O levantamento usou como base os dados do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil de 2017, e imagens de satélite divulgadas no domingo (27) pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Defesa Civil Nacional e International Charter Space & Major Disasters.
Os sedimentos seguirão o curso do Rio Paraopeba e, provavelmente, serão retidos em sua maioria na represa da UHE Retiro Baixo. No entanto, os sedimentos mais finos continuarão no rio e não é possível afirmar como e quando será a diluição desses sedimentos.
O processo de mudança do ecossistema será longo e pode chegar a afetar a vida aquática do Rio São Francisco, pois a água se tornará turva sempre que chover forte na área onde a lama está acumulada.
- Fonte: WWF Br31asil
Comments