top of page

Chega de Morrer Pelas Mãos da Supervia


Chega de Morrer Pelas Mãos da Supervia

Nessa quinta-feira dia, 29 de junho, a partir das 17h diversos movimentos socais participarão de um ato na Central do Brasil pela revitalização da malha ferroviária, especialmente nos ramais Japeri e Belford Roxo. Esse ato é a segunda manifestação que se originou em função da morte da estudante de biologia Joana Bonifácio, morta em 24 de abril na estação de trem em Coelho da Rocha, no município de São João de Meriti. Na primeira manifestação, organizada pela prima de Joana, a também estudante Rafaela Albergaria, cerca de 100 parentes e amigos se concentraram nos arredores da estação em Coelho da Rocha com faixas e cartazes.

Devido a superlotação de passageiros e por falta de atenção do maquinista, Joana teve uma das pernas presas na porta do vagão. Ao iniciar o movimento de embarque, o trem arrastou a estudante, fazendo com que ela se desequilibrasse, caindo no vão e, por fim, morrendo atropelada. Como se não bastasse a violência da tragédia, o corpo da menina ficou quase 8 horas estirado nos trilhos estação, sendo retirado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) somente às 2 e meia da madrugada.

A organização do ato traz uma série de reivindicações: Sensores nas portas dos trens, mais funcionários auxiliando a entrada de passageiros nos vagões em momento de pico, banheiros nas estações, dentre outras. A morte da estudante servirá para que toda a problemática da precarização dos serviços de transporte público do Rio de Janeiro, em especial os trens da SuperVia, seja pautada.

Dia 29 de junho, próxima quinta-feira na Central do Brasil, a partir das 17h.

Saiba mais na página do Fórum Grita Baixada.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page