top of page

Comissão defende criação de fundo de reparação para familiares de vítimas de violência


Comissão defende criação de fundo de reparação para familiares de vítimas de violência

Familiares das vítimas decorrentes de ações policiais no estado a criação de um fundo de reparação econômica como forma de subsistência. Eles foram recebidos pela vice-presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Mônica Francisco, no auditório do prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

Para representar a dor sentida pela perda de seus entes queridos, familiares exibiram fotos e cartazes das vítimas. Eles disseram que jamais receberam amparo do governo. “Essa reparação econômica é nosso direito e não é para conforto e luxo. É para sobreviver, cuidar na nossa saúde”, disse Ilsimar de Jesus, representante da Rede de Mães e Familiares da Baixada Fluminense em tom de desabafo.

Ana Paula Oliveira, representante do movimento Mães de Manguinhos, pontuou que as mães precisam o mais rápido possível de um olhar do poder público para quem sabe amenizar o sofrimento. “Já perdemos muitas mães que morreram de tristeza após o falecimento de seus filhos”, disse Ana Paula, que há cinco anos teve o filho morto com um tiro nas costas durante operação policial.

Ao final da audiência Ana Paula leu, muito emocionada, uma carta dos familiares vítimas da violência para o estado, entregue esta semana no Ministério Público (MP-RJ).Também participaram da audiência diversos representantes de entidades a favor da justiça racial e contra violência em comunidades.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page