Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 10 de junho de 1957, o complexo arquitetônico que inclui a Casa Grande e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, no bairro de São Bento, em Duque de Caxias, será totalmente restaurado.
De grande importância histórica, não somente para os católicos, o complexo remonta aos tempos do Brasil colonial e foi uma das primeiras construções do início do século XVII na região do Recôncavo da Guanabara. Contudo, após passar por um processo de degradação, vinha resistindo para se manter de pé e ter o seu valor reconhecido.
Com os esforços da Diocese de Duque de Caxias, por meio da Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras, o projeto executivo de restauração completa do Complexo São Bento foi apresentado e aprovado e, no último dia 07 de janeiro, através do processo de licitação pública do IPHAN, foi escolhida a empresa que executará o serviço de recuperação desse bem patrimonial. As obras tiveram início nesta quarta-feira, 30 de janeiro.
A Diocese de Duque de Caxias, lutando para manter e reaver sua história e suas origens, deseja, o quanto antes, devolver ao povo da Baixada Fluminense este patrimônio que é parte integrante de sua identidade, tornado-o um aparelho sócio-cultural para a região.
Colaboração: Elaine Gusmão, Comissão Diocesana de Bens Culturais e Artes Sacras.
Comments