Qualquer objeto inanimado - ou substância capaz de absorver, reter e transportar organismos contagiantes ou infecciosos, de um indivíduo a outro é consierado um fômite. Maçanetas, papeis, embalagens plásticas carregam o coronavírus e podem se manter até dias espalhando a contaminação.
Os pesquisadores testaram o vírus em várias superfícies por até 7 dias, utilizando valores de umidade e temperatura projetados para refletir as "diferentes situações domésticas e hospitalares". Cada superfície foi testada três vezes.
O coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como o plástico e metal inoxidável. Em papelão, ele pode durar 24 horas, indica estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e da Universidade de Princeton, ambos dos Estados Unidos. Já no cobre, ele dura só quatro horas, e no ar, três. No entanto, a carga viral tinha caído cerca de três ordens de grandeza, indicando uma baixa concentração.
No entanto, ainda não se sabe o grau de contágio das pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas em suas atividades diárias de rotina. A boa informação é que o vírus pode ser inativado nas superfícies com álcool (60-70%), água oxigenada 0,5% e hipoclorito de sódio 0,1%.
Assim, reforço aqui a importância de mantermos os cuidados gerais de higiene e isolamento social para sermos efetivos no combate à essa pandemia!
O endereço é ComCausa.net/CoronaVirus
Comments