top of page

Dia da Baixada Fluminense no Sábado Cidadania


No último sábado, dia 28 de abril, a convite da ComCausa o presidente da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) Nelson Freitas, participou do programa Sábado Cidadania na rádio tropical 830 AM em Nova Iguaçu.

O tema do debate foi o Dia da Baixada Fluminense, comemorado dia 30 de abril. Entre os projetos estaduais para o Rio de Janeiro, o presidente da Funarj anunciou a construção de um dos maiores equipamentos culturais do estado na Baixada Fluminense: O Museu da Baixada Fluminense – MAB.

O projeto piloto desenhado para o MAB, que será construído na antiga fábrica da Inega Jenas, localizada na Rodovia Presidente Dutra, 15.500, na cidade de Nova Iguaçu, terá duas salas de exposição (Arte Contemporânea e Memória), cada uma com 1,5 mil metros quadrados; 13 salas de exposição para a memória histórica e contemporânea das cidades da Baixada Fluminense; um Centro de Convenções com dois auditórios, seis salas multiuso; um polo gastronômico com restaurantes, cafés, bistrôs, fast food; dois cinemas; Salão de Memória Geográfica; Livraria; Escola de Música Villa Lobos; Escola de Teatro Martins Pena; Escola de Dança Maria Olenewa; administração; reserva técnica, central técnica de produção; refeitório e estacionamento para funcionários, entre outras demandas.

Com grande representatividade cultural a região carecia há anos de um espaço próprio onde sua história fosse preservada e divulgada. O grupo criado para a implementação do museu é composto pelos deputados estaduais André Ceciliano – presidente interino da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) – e André Lazarone; pelo presidente da Funarj, Nelson Freitas; pelo diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro; pelo jornalista Alberto Aquino; pelo artista plástico Raimundo Rodriguez, pelo diretor-geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio (Inepac), Marcus Monteiro e pelo ator e diretor de Patrimônio Imaterial do Inepac, Augusto Vargas.

Os 13 municípios pertencentes a região, serão devidamente representados pelo MAB. Mesmo tendo alguns anos após a mudança de capital nacional e estadual para capital do Estado, a capital do estado ainda detém a execução dos grandes eventos. O MAB veio para dar equidade, refazendo nossa história e criando pontes para o conhecimento e o fortalecimento da valorização e de pertencimento.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page