Assembleia do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu, realizada no dia 28 de junho, no auditório da OAB 1ª Subseção Nova Iguaçu/Mesquita em Nova Iguaçu, teve como um dos objetivos assegurar aos grupos de Entidades das Sociedades Civis Organizadas não Governamentais, segmentos Pais de alunos e Lideranças Comunitárias, o direito de participarem da definição das diretrizes e estratégias da Educação no âmbito do município. Segundo o coordenador geral Alcy Maihoní, foi exposto um breve relato das principais necessidades das escolas e como podem ser dadas soluções a curto, médio e longo prazo. Também disse que foi dado ciência de que existe desde 2010 o Fundo Municipal de Educação – FME, e que este ficou somente no papel.
Por unanimidade foi deliberado pela plenária o encaminhamento de documento, via Conselho Municipal de Educação, destinado a Secretaria Municipal de Educação para a devida regulamentação junto ao Prefeito, para que venha decretar toda a estrutura do FME em nossa cidade. Feito isto, será repassado às unidades escolares da rede pública municipal de ensino os recursos previstos na Lei Municipal.
Outro objetivo do fórum é que seja feito uma dotação orçamentária para o Conselho Municipal de Educação – CME.
Esteve presente a Vereadora Renata da Telemensagem, que está Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Segundo Alcy, desde 1996, quando da criação do fórum, não há registro da presença desta comissão em nossas assembleias.
Commenti