top of page

Frente Parlamentar sobre Roubo de Cargas

  • #ComCausa
  • 10 de abr. de 2019
  • 1 min de leitura

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), criou nesta a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Roubo de Cargas. A ideia da instalação da frente surgiu após análises realizadas em audiências promovidas pela Comissão de Segurança Pública em parceria com a Comissão de Economia, ainda no ano passado, em que foram discutidas estratégias para o enfrentamento de roubo de cargas.

Segundo a presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), que participou do lançamento, delegada Adriana Mendes, o roubo e o furto de cargas figuram entre os crimes que mais cresceram no estado nos últimos anos. Ela afirma que o aumento no crime afeta não apenas o índice de violência, mas também reflete diretamente na economia, na relação de mercado, até mesmo no preço final dos produtos e serviços quando chegam ao consumidor, com o aumento do custo do frete e de seguros feitos pelas transportadoras.

Redução em 2018

A análise do ISP mostra que os roubos de cargas começaram a crescer significativamente no Rio em 2014, atingindo seu ápice em 2017. Já em 2018 estes números começaram a cair, a partir de uma atuação estratégica das forças de segurança aliada aos dados produzidos pelo Instituto. “Através da análise das manchas criminais, observamos o maior número de ocorrências, se buscou juntamente a delegacia que trata do roubo e furtos de cargas, traçar medidas e ações que buscavam a diminuição desses índices. E isso, efetivamente, foi alcançado”, afirmou Adriana.

 
 
 

Comentários


bottom of page