Neste ano completa cinco décadas da morte do marinheiro João Cândido Felisberto. A fim de manter viva a memória da luta do Almirante Negro, a pedido de diversos movimentos sociais, a Câmara de Vereadores de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, pode reconhecer o líder da Revolta da Chibata como herói do município. O projeto de lei, de autoria do vereador Aldinho Hungria, deverá ser votado nesta terça-feira, dia 17 dezembro, a partir das 19 horas.
No dia 19 de novembro foi sancionada a lei estadual, de autoria de André Ceciliano e Waldeck Carneiro, que colocou João Cândido no Livro de Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro. Ainda tramita projeto lei do deputado federal Chico D’Ângelo, que inscreve o marinheiro no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Mas encontra resistência do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que pediu que o texto passasse antes pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
João Cândido nasceu na cidade de Encruzilhada, no Rio Grande do Sul, mas viveu 40 anos de sua vida, até sua morte, em 6 de dezembro de 1969.
Veja mais em www.comcausa.net/joaocandido
コメント