Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. Um caminho pessoal, comunitário e social que visibiliza a salvação paterna de Deus. Fraternidade e Políticas Públicas é o tema da Campanha da Quaresma de 2019. O profeta Isaías inspira o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).
O lançamento da Campanha da Fraternidade da Diocese de Nova Iguaçu será lançada no sábado, dia 09 de março, no Paço Municipal de Mesquita (Rua Artur Oliveira Vecchi 120).
O objetivo geral da Campanha será: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.
Os objetivos específicos são:
1) Conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado Brasileiro; 2) Exigir ética na formulação e na concretização das Políticas Públicas; 3) Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal; 4) Propor Políticas Públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis; 5) Trabalhar para que as Políticas Públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado; 6) Promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania; 7) Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé.
O Texto-Base define Políticas Públicas como “ações e programas que são desenvolvidos pelo estado para garantir e colocar em prática, direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis”. O Texto-Base, entre outras coisas afirma que: “A Constituição de 1988 possibilitou a participação direta da sociedade na elaboração e implementação de Políticas Públicas através dos Conselhos Deliberativos, que foram propostos por Leis Complementares em quatro áreas: Criança e Adolescente; Saúde; Assistência Social e Educação.
Trata-se da superação da dualidade no campo da fé e da política. Explica como deve ser a participação da sociedade e os valores fundamentais em Políticas Públicas.
A Campanha recorda a Carta Encíclica “Populorum Progressio” do Papa São Paulo VI e uma famosa frase “ninguém pode, a priori, sentir-se seguro em um mundo em que há sofrimento e miséria”. Neste setor, trata-se das palavras do Papa Francisco que propôs a toda Igreja a Jornada Mundial do Pobre para que as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais um sinal concreto do amor de Cristo pelos últimos e os mais pobres.
Oração da Campanha da Fraternidade:
Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reino entre nós. Em sua grande misericórdia, Jesus, o Filho amado, habitando entre nós testemunhou o vosso infinito amor e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz. Seu exemplo nos ensine a acolher os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs com políticas públicas justas, e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária. O divino Espírito acenda em nossa Igreja a caridade sincera e o amor fraterno; a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”. Amém!
Fonte: Diocese de Nova Iguaçu
Comments