top of page

Instituição oferece tratamento para pessoas com deficiência


Paciente realiza tratamento com prótese/ Foto: Divulgação

A Associação Pestalozzi de Niterói vem se destacando pelo trabalho feito na Cidade. Localizada no bairro Pendotiba, a instituição, que é filantrópica, existe há 70 anos e realiza programas gratuitos específicos em reabilitação e socialização de jovens e adultos portadores de deficiência física e intelectual.

A instituição é credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Referência em Reabilitação (CER) pelo programa Viver Sem Limites. Um dos serviços mais importantes da Pestalozzi é a oficina de Órtese e Prótese. O setor atende pacientes amputados de membros superiores e inferiores. O tratamento é iniciado com a pré-protetização, onde são feitos trabalhos de fortalecimento e equilíbrio do paciente, antes que seja feita a prótese definitiva. O /setor é integrado com a oficina ortopédica, onde são confeccionadas as próteses. Além disso, também são disponibilizados outros materiais como cadeira de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores.

“A proposta da Oficina de Reabilitação de Amputados é ajudar os pacientes a melhorar sua qualidade de vida depois que são protetizados. Nós realizamos Acompanhamento com fisioterapia, terapia ocupacional,psicologia, assistente social e encontros com as famílias”, disse Ana Paula, coordenadora do Centro de Reabilitação de Amputados da Pestalozzi Niterói.

Essa oficina atende moradores de 55 municípios do Rio de Janeiro, entre eles Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito. O foco é produzir e distribuir cadeiras de rodas, andadores, muletas, pernas mecânicas e outros serviços que ajudam na independência de pessoas com deficiência física

Na área da educação, a Pestalozzi trabalha com programas de atendimento a crianças e jovens psicóticos e autistas, além de oferecer atividades profissionalizantes, promovendo inclusão social. Além disso, a instituição mantém uma escola especializada para de crianças com deficiência intelectual. Nessa escola, cerca de 150 crianças fazem o ensino fundamental seriado.

Os bebês com síndromes e problemas de desenvolvimento como microcefalia, causada pelo vírus da zika, recebem tratamento no Centro de Estimulação Precoce. As mães recebem as devidas orientações para tratar de suas crianças.

Quem quiser conhecer mais a respeito do trabalho da Associação Pestalozzi, basta entrar no site: pestalozzi.org.br ou pelo telefone: (21) 2199-4400. Para comparecer na instituição, o endereço é Estrada Caetano Monteiro, 857 – bairro Badu, Niterói.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page