top of page

Nova FAETEC em Japeri


Nova FAETEC em Japeri

O governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou uma nova escola de Qualificação Profissional em Japeri, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira, dia 13 de agosto. A unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Japeri. A abertura do evento contou com a apresentação do Hino Brasileiro com a Banda e Coral da Faetec de Marechal Hermes, sob a regência do maestro Davi Pereira.

"Inaugurar essa nova unidade vai gerar mão de obra qualificada. A credibilidade do Governo acende aos empresários a geração de empregos aos jovens. Quero devolver a dignidade ao Rio de Janeiro. É o Estado renascendo", afirmou o Governador Wilson Witzel.

O presidente da Alerj parabenizou o Governo pela iniciativa e reafirmou o apoio da Casa Leguislativa à ação. “Há muitas maneiras de valorizar a população de um município e proporcionar educação é a melhor delas. A Fundação chega para ampliar a oferta de ensino na região e entregar mão de obra qualificada para o município. Japeri ainda precisa de muito apoio e incentivo do Governo, mas o Parlamento Fluminense está disposto a ajudar”, afirmou o presidente. Ceciliano também antecipou que a Casa deve economizar até o final do ano mais de R$ 400 milhões. “Já ajudamos diversas instituições com doações de recursos e pretendemos continuar ajudando quando for necessário”. O deputado Gustavo Schmidt e a deputada Alana Passos, também estiveram presentes no evento.

Mais de 1.200 vagas serão ofertadas por ano a partir de 2020, em cursos de curta duração, que variam entre 10 e 20 semanas, nas áreas de Informática, Idiomas e Gestão e Negócios. Neste mês de agosto já será oferecida formação profissional em Informática - Ambiente Windows I; Maquiador; Assistente Administrativo; Eletricista Predial de Baixa Tensão e Inglês Básico.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, revelou a importância da Rede Faetec para a geração de emprego. "Até o fim de ano iremos inaugurar várias unidades da Faetec como em Macuco; Morro do Coco, em Campos; Pádua; Paty do Alferes; São João de Meriti; Resende. Levaremos esse trabalho para todo o Estado do Rio de Janeiro. Vamos virar o jogo de verdade. Temos a certeza de que entregaremos o Estado muito melhor", afirmou o secretário Leonardo Rodrigues.

Baixo custo

O secretário de Ciência e Tecnologia ainda ressaltou que a reabertura da unidade teve custo reduzido para o poder público. “A unidade estava abandonada e contamos com profissionais da Fundação para reerguer a instituição, o que reduziu drasticamente os custos para o Governo e valorizou a mão de obra que a Faetec profissionalizou. A ideia é continuar com esta ação e reabrir todos os espaços da Fundação que estão fechados no estado. Entregaremos um Rio de Janeiro muito melhor do que quando encontramos para a população”, concluiu.

Unidade Japeri

Localizada na Avenida Tancredo Neves, s/nº - Engenheiro Pedreira, a Faetec Japeri conta com 433,94 metros quadrados de área construída. O espaço é composto de seis salas, sendo duas de aula para uso geral e uma de idiomas, e cinco laboratórios: Bombeiro Hidráulico; Eletricista Predial de Baixa Tensão; Cabeleireiro e Maquiador; e Manicure e Pedicure.

Para o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, a unidade vai transformar a vida da população. "Vocês terão uma Faetec transformadora. Essa é a 24° unidade aberta durante o nosso governo, o que resultou em cerca de 10 mil oportunidades novas de cursos profissionalizantes. Não existe atalho, só existe estudo e trabalho", destacou Massacesi.

Presente no evento, a nova aluna Cleusa de Santos, de 59 anos, técnica de enfermagem e aposentada há três anos, já se matriculou em dois cursos na nova unidade da Faetec Japeri. "Vou fazer os cursos de Informática e de Inglês. Fiz as matrículas na semana passada. É a primeira vez que faço cursos na Faetec. Sempre tive que ir para longe para estudar. Agora será muito mais cômodo ter a Faetec perto de casa. Nem vou precisar pegar ônibus para ir aos cursos", comemorou a moradora do bairro Jardim Delamare, em Japeri.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page