Novamente Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro é protagonista de uma história com final feliz. No dia 20 de maio de 2017 uma menina de três anos, que é autista, e foi resgatada ilesa pelos policiais do 20º BPM (Mesquita), em Nova Iguaçu.
Semelhante à situação acontecida na zona oeste do Rio, a criança foi levada junto com o veiculo que foi roubado pelos bandidos. Neste caso, os pais da menina pediram socorro aos policiais, que seguiram o possível trajeto dos bandidos, em direção a Belford Roxo, e encontraram a criança no caminho. Os policiais levaram a criança salva de volta para os pais.
O fundador da ComCausa, o jornalista Adriano Dias provocou em um artigo (A sociedade do espetáculo da tragédia) que ações como esta nunca são objeto de atenção, e consequentemente de debate pela imprensa e pelas redes sociais, segundo ele, em geral as tragédias são objeto de toda atenção e promoção, “a sociedade consome e promove a violência, se houvesse tragédia como a de João Helio (menino arrastado pelas ruas em 2007, no subúrbio do Rio) ou João Pedro (criança baleada por policiais militares dentro do carro na Zona Norte do Rio, em 2008) haveria um raivoso debates sobre direitos humanos”.
A ComCausa defende que policias que seja protagonistas de ações exitosas, por mais que estejam no cumprimento do dever, sejam reconhecidos, registrados seus procedimentos e se possível promovidos. “Situações como esta, simples ou complexas, são o exemplo que podemos ter outra policia”, afirma Adriano Dias.
Foto: Rede Social.
Comments