A Alesp é o único parlamento estadual do Brasil a iniciar os trabalhos em março. Nos demais, a posse ocorre no dia 1° de fevereiro. A data foi fixada pela Constituição Estadual a partir de 1971 e, à época, coincidia com a posse dos governadores.
Na posse da ALESP, na tarde desta sexta-feira, 15 de março. Dos 94 deputados e deputadas estaduais eleitos em outubro de 2018, está Erica Malunguinho do Psol. Ela se tornou a primeira deputada trans da Assembleia Legislativa de São Paulo, teve mais de 54 mil votos na eleição do ano passado.
Além de Erica Malunguinho, também estará na Assembleia Legislativa a trans Erika Hilton, uma das nove integrantes do projeto “Bancada Ativista”, uma candidatura coletiva que foi escolhida nas urnas para ocupar uma cadeira.
A cerimônia está prevista para ter início às 15h no Plenário Juscelino Kubitschek, com a posse e o juramento dos parlamentares, após a leitura da mensagem do governador João Doria.
Na sequência, os deputados elegem a Mesa Diretora da Casa, composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários), eleitos em voto aberto.
Comments