top of page

Saiba mais sobre ataque de pânico


Saiba mais sobre ataque de pânico

Um ataque de pânico pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento. O sujeito sente-se aterrorizado e sobrecarregado, mesmo que não esteja em perigo. Trata-se de um início abrupto de medo ou desconforto intenso que atinge o pico em poucos minutos.

Um ataque geralmente passa em 5 e 10 minutos, mas pode durar horas. Pode parecer que você está tendo um ataque cardíaco ou um derrame. Portanto, as pessoas com ataques de pânico geralmente acabam na sala de emergência para avaliação.

Se não for tratada, o transtorno de pânico pode levar à agorafobia, um medo intenso de estar fora ou em espaços fechados.

A síndrome do pânico inclui pelo menos quatro dos seguintes sintomas:

- Palpitações, coração batendo ou aceleração cardíaca Sudorese; - Tremores ou estremecimentos; - Sensações de falta de ar ou sufocação; - Sentimentos de bloqueio; - Dor no peito ou desconforto; - Náuseas ou desconforto abdominal; - Sentir-se tonto, instável, com cabeça leve ou desmaiar; - Calafrios ou sensações de calor; - Parestesia (sensações de dormência ou formigamento); - Desrealização (sentimentos de irrealidade) ou despersonalização (sendo separado de si mesmo) * Medo de perder o controle ou “enlouquecer” - Medo de morrer.

A despersonalização ou desrealização ou “DP” é uma doença reconhecida pela psiquiatria e psicologia. A pessoa pode adquiri-la através de outros problemas como, depressão, transtorno bipolar e de personalidade, além de esquizofrenia. Ou pode adquiri-la naturalmente, com situações de ansiedade ou através de traumas vividos, tanto físicos quanto psicológicos. A mente pode simplesmente se dissociar da realidade, como um mecanismo de defesa no caso de um conflito interno muito intenso.

Síndrome do pânico x outros diagnósticos Muitos dos sintomas do transtorno de pânico imitam aqueles de doenças cardíacas. Ou também os problemas de tireóide, distúrbios respiratórios e outras doenças. Em função disso, as pessoas com transtorno de pânico muitas vezes decidem procurar um cardiologista ao perceber tais sinais. Alguns fazem muitas visitas a salas de emergência ou consultórios médicos, convencidos de que eles têm uma questão que ameaça a vida.

Alguns indivíduos demoram meses ou anos, convivem com muita frustração antes de obter um diagnóstico adequado. Em geral, eles têm medo ou vergonha de contar a outras pessoas, incluindo seus médicos ou entes queridos, o que estão sentindo ou experimentando por medo de serem vistos como um hipocondríaco. Em vez disso, eles sofrem em silêncio, distanciando-se de amigos, familiares e outros que poderiam ser úteis.

Muitas pessoas que sofrem de ataques de pânico não sabem que têm um transtorno real e altamente tratável.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page