Atualmente o termo LGBT é o mais utilizado, representando: lésbicas, gay, bissexuais, travestis e transsexuais. O termo foi aprovado no Brasil em 2008 em uma conferência nacional para debater os direitos humanos e políticas públicas de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais.
Mas até hoje, em 2019, ainda existem pessoas que usam, o a abreviação “GLS” que era frequentemente utilizado para categorizar produtos, serviços e até eventos como “espaços gays”. O termo GLS é excludente porque ignora diversas orientações sexuais e identidades de gênero, além de colocar o ‘protagonismo’, de certa forma, nos gays e não nas diversa afetividades do ser humano.
O Q de LGBTQ+
Queer pode significar muitas coisas, não é somente uma orientação sexual específica ou identidade de gênero. A palavra, de origem inglesa, engloba todas as orientações e identidades, sem se especificar em apenas uma delas.
Mas não poderia ser LGBTTTQQIAA?
Estas várias letras poderiam ficar confusas em um assunto que a sociedade tem dificuldade de tratar com respeito e coerência. Abaixo colocamos algumas referências:
Lésbica: Mulheres que sentem atração romântica ou sexual por outras mulheres.
Gay: Homens que sentem atração romântica ou sexual por homens. O termo também pode ser utilizado para mulheres homossexuais.
Bisexual: Pessoas que sentem atração (afetiva ou sexual) por ambos os sexos.
Transgênero: Pessoas que não se identificam com seu sexo biológico e estão em trânsito entre gêneros.
Transsexual: São pessoas que se identificam com um sexo diferente do seu nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasceu homem, mas se identifica como mulher, é uma mulher transgênero.
2/Two-Spirit (Dois Espíritos): Utilizado por nativos norte-americanos para representar pessoas que acreditam ter nascido com espíritos masculino e feminino dentro delas.
Queer: Pode ser considerado um termo “guarda-chuva”, englobando minorias sexuais e de gênero que não são heterossexuais ou cisgênero.
Questionando: Pessoas que ainda não encontraram seu gênero ou orientação sexual — estão no processo de questionamento, ainda incertos sobre sua identidade.
Intersex: É uma variação de características sexuais que incluem cromossomos ou orgãos genitais que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como masculino ou feminino.
Assexual: É a falta de atração sexual, ou falta de interesse em atividades sexuais — pode ser considerado a “falta” de orientação sexual.
Aliado: São pessoas que se consideram parceiras da comunidade LGBTQ+.
Pansexual: É a atração sexual ou romântica por qualquer sexo ou identidade de gênero.
Entretanto, destacamos que mais importante que o debate sobre “as letras que referenciam a orientação sexual” de uma pessoa, é o respeito à diversidade da afetividade e a luta que a sociedade passe a aceita-las como o comum da natureza humana.
Comments