Uma das bandas mais importantes bandas para a história do rock brasileiro, o Cólera, está completando 40 anos de estrada e celebrando em uma ‘Festa no Rio’ (uma das músicas do ultimo disco "Acorde! Acorde! Acorde!"), no dia Internacional do Rock, dia 13 de julho de 2019. O evento terá entrada gratuita, terá a participação de várias bandas de vertentes diferentes, e será no subúrbio do Rio, no Coimbra Esporte Clube, no bairro da Penha.
Uma história de Cólera e paz
Tudo começa quando o guitarrista Hélio e baixista Redson Pozzi o resolvem fazer uma banda em 1979, completando com o irmão de Redson, "Pierre" Carlos Lopes Pozzi na bateria – apesar de sequer ter uma –, e Kinno no vocal para fazer uma banda de rock. Já no ano seguinte, 1980, Hélio e Kinno e saem da banda e entra nosso incansável Val – Valdemir Pinheiro - no baixo. Durante décadas esse grupo influenciou todo tipo de pensamentos e iniciativas culturais e sociais pelo Brasil.
O ‘Cólera’ estava pronto, tinham um contexto, uma atitude e uma musicalidade que a tornaria uma das bandas punks de maior longevidade do cenário brasileiro. Nesse caminho, se destacou por ser protagonista de uma postura pacifista.
Desde 1979, com as primeiras músicas e a sequência de discos com letras coerentes, destacaram o grupo dentro da conturbada cena punk brasileira daquele início dos anos 80. Posteriormente vários integrantes desta cena punk - e que continuam até hoje – disseram ter Redson como uma espécie de conselheiro para além da sua produção como um compositor, músico e poeta.
Entretanto em setembro de 2001 recebemos a triste notícia que Redson, de 49 anos, tinha nos deixado. Os caminhos da banda ficaram indefinidos até que o competente Wendel, que já era roadie da banda, e tinha uma ligação afetiva grande com todo seu trabalho, toma os vocais e em seguida traz Fábio Belluci de sua banda para a guitarra. Hoje Cólera é uma banda de encontro geracional. Os perseverantes ‘punkidosos’ - como este que este vos escreve - Val e Pierre, dividem a máquina de energia positiva do Cólera com dois garotos, pelo menos na nossa concepção de idade, que sequer tinham nascido quando a banda foi concebida.
Vamos celebrar o Rock
No mesmo evento, no Rio de Janeiro uma figura conhecida como DJ Terror - em meio a uma região de conflito em Brás de Pina -, conseguiu consolidar uma das melhores casas de música alternativa do Rio de janeiro. O Subúrbio Alternativo se tornou uma referência por receber bandas locais, históricas e até internacionais para se apresentar em um pequeno boteco, onde para se chegar ao bar ou o banheiro tinha que se passar no meio da roda punk, ou dependendo do grupo, até no meio da banda que estava se apresentando. Até hoje o Subúrbio Alternativo é objeto de afeto da galera bruta que se encontrava no boteco para tomar uma cerveja e conversar. Atualmente O DJ Terror recebe a galera em sua Biroska Klassica na rua paralela ao antigo Subúrbio Alternativo.
Bandas e movimentos
Esses movimentos, entre outras forças do alternativo brasileiro, estarão juntos em um show gratuito de comemoração dos 40 anos do Cólera e celebração dos 50 anos do nosso querido DJ terror. Haverá a participação especial da histórica banda de heavy metal carioca Azul Limão, da Velho Black Metal, Ernani Naguibauer, Banda Vírus RJ e a estreia do Desordem S/A, grupo que está realizando um projeto a banda Desordeiros. A primeira banda do Rio de Janeiro a gravar um disco na década de 1980 e também uma referência no movimento punk.
A entrada será gratuita, mas o tradicional Motoclube Abutre´s estarão recebendo a doação de alimentos. Além deste, esta grande festa também terá a DJ´s Rock Devil Ladies; a participação da griff Distorção 64 e apresentação da Ordem 227 (Marca da ComCausa, através da empresa social Zori); além da degustação das cervejarias artesanais Ober Bier, Malternativa Iguaçuana Beer e Asa Romebrew.
Em especial a ComCausa agradece a participação na realização deste encontro, pois como afirmamos na cobertura da homenagem ao Redson, em 2012, sem existência da banda Cólera, e da garra de todos os seus integrantes, não existe nenhum movimento de direitos humanos na ComCausa, entre tantos outros iniciativas Brasil afora.
Estaremos divulgando uma vaquinha virtual para viabilizar o show gratuito do Cólera, entre outras bandas, tendo brindes e surpresas no decorrer desse dia especial. Não deixam de agradecer ao nosso quase cinquentenária de DJ Terror por dar oportunidade ao Rock ComCausa de estar junto nesta ocasião especial.
Apoie o Crowdfunding na internet para desta grande ‘Festa no Rio de Janeiro’. Colabora lá! http://vaka.me/576721
Página do evento comcausa.net/colera40anos
Serviço:
Cólera 40 anos de Punk!
Coimbra Esporte Clube – CEC
Av. Camões 472 - Penha Circular
Entrada gratuita com 1k de alimento
Bandas: Cólera, Azul Limão, Velho Black Metal, Ernani Naguibauer, Vírus RJ e Desordem S/A.
Mais informações 21 98356 4778 | 21 9835 34778 Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GKa14j8l90EH3UXwCv6XZT Vídeo cobertura do Cólera na página da ComCausa: ComCausa.net/Colera #ComCausa
Commentaires