Vereador propõe semana de familiares de vítimas da violência
- #ComCausa
- 2 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

A dor é o que vem unindo mães e familiares vitimas da violência, quer seja de jovens pelo tráfico de drogas ou policiais em ação. Com a proposta de criar a Semana de Conscientização da Luta de Mães e Familiares Vítimas da Violência, o vereador Carlão Chambarelli, deu entrada no PL n. 105/18, que pode evoluir em políticas públicas de acolhimento.
- É uma questão real, a frustração, a depressão pela perda, gera nas pessoas problemas psíquico", disse o vereador.
Conforme justificativa do projeto, as mães mutuamente buscam o calor humano em instituições de direitos humanos, demonstrando que o estado pouco cumpre seu papel, assim muitas peregrinam sozinhas na busca de direitos nas Delegacias, no Ministério Público e até nos corredores do Tribunal de Justiça, em alguns casos, mudando pela pressão as investigações.
Segundo Luciene Silva, assistente social, coordenadora do movimento de mães e familiares vitimas de violência, um de seus filhos foi assassinado na conhecida chacina da Baixada há 14 anos – 31 de Março de 2005 – disse que sempre fica o trauma, independente do passado do filho - ´´Criei forças com a dor, quando eu enterrei o Rafael prometi que nada ficaria esquecido, na época nem sabia o que fazer``, por outro lado Josiane Martins, integrante da Rede de Mulheres da Baixada, hoje estudante do EJA, passou pelo mesmo problema, teve seu filho assassinado há 09 meses: "Sem meu filho fiquei sem motivação, não tinha perspectiva. Hoje vivo a minha dor e falo a minha dor, nasceu uma força dentro de mim´.
O projeto segue em analise na CCJ e pode ser pautado na Câmara Municipal de Nova Iguaçu.
Comments