No domingo, dia 31 de março, familiares de vítimas promoverão a décima quarta caminhada em memória à chacina da Baixada, a maior do estado do Rio, que aconteceu em 2005 quando policiais militares balearam 30 pessoas, matando 29, nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados. O horário ainda será confirmado.
Como em todos os anos, a concentração será na Rodovia Presidente Dutra, na altura do bairro Explanada, e sairá em caminhada por onde as pessoas foram assassinadas em Nova Iguaçu, pelos bairros da Posse até a Cerâmica. Em cada local das mortes, será feita uma parada e prestado homenagens às vítimas.
Entenda o caso
Cinco policiais militares à paisana se reuniram em um bar, no Centro de Nova Iguaçu na tarde do dia 31 de março de 2005. Insatisfeitos com mudanças feitas pela cúpula da PM e a operação navalha na carne, que tinha prendido mais de 60 PMs, os policiais planejaram uma vingança para instabilizar o comando da corporação. Quatro dos cinco PMs deixaram o bar em um Gol e executaram a maior chacina do estado. Foram mortas 29 pessoas em dois municípios da Baixada Fluminense. Em Nova Iguaçu, foram 17 pessoa assassinadas. Em Queimados, foram 12 vítimas.
Em maio de 2005, o Ministério Público denunciou 11 PMs por envolvimento na chacina. Desses, sete foram pronunciados, em fevereiro de 2006, com a decisão de irem a júri popular, e cinco acabaram condenados - em mais de 500 anos cada um -, entre os anos de 2006 e 2009.
Memorial
Por ocasião dos dez anos da Chacina da Baixada, a ComCausa criou um portal e um vídeo cobertura que estão disponíveis no endereço ComCausa.net/ChacinaDaBaixada
Comentarios